O Husky Siberiano é uma raça que tem origem na Sibéria, Rússia, na pré-história. A tribo nômade conhecida como Chukchi, foi responsável pela criação dos primeiros cachorros dessa raça, que na época já eram usados para o trabalho puxando trenós e para a caça.


Resistentes, rústicos e cheios de energia, os Huskies desembarcaram no Canadá em 1909 para disputar corridas de trenó. Logo se espalharam pelo Alasca, onde essas corridas eram comuns e se assemelhavam às corridas de cavalos. Os percursos chegavam até 600 km e os Huskies Siberianos sempre se destacavam por sua velocidade e resistência.


A raça foi reconhecida em 1930 oficialmente pela American Kennel Club (AKC) e com isso, começou a se tornar cão de estimação de diversas famílias pelo mundo. Até hoje as maiores concentrações de Husky Siberiano se encontram no Ártico, onde seguem desenvolvendo suas funções de trabalho.


Conheça Nossa História

Abaixo separamos algumas perguntas mais comuns para quem ainda não conhece bem a raça e quer ter um Husky Siberiano.


Não mais que todos os outros cães - não molossos. O pêlo do Husky Siberiano, com a evolução da raça, é dividido em camadas com texturas e tipos de pêlos com funções diferentes. Essas camadas agem como um casaco térmico de última geração. Que auxilia no controle da temperatura do cão. Então, tanto no frio quanto no calor o husky está preparado para cada situação. É claro, que assim como os melhores isolantes e casacos, há um limite e devemos tomar cuidado com a exposição excessiva, tanto ao calor quanto ao frio.

O Husky Siberiano se adapta bem a qualquer ambiente. Mas é preciso se atentar às característica de cada raça. O Husky é uma raça de temperamento alegre e que foi desenvolvida para puxar trenós! Por isso, mesmo que você tenha um apartamento grande, recomendamos sempre que sejam feitos passeios diários - pelo menos 3 - para ajudar o cão a "dispersar" essa energia, que em um apartamento pode ser difícil de gastar. Além disso, todos os cães precisam ser estimulados de forma física, social e psicológica. A interação com outros ambientes, cães e situações despertam o interesse do cão: são novos odores, interações entre cães, barulhos, etc. Um cão saudável deve ser ativo. 

A resposta certa é: depende. O Husky Siberiano é, por natureza, um cão muito limpo, ou seja, eles mesmos tomam "banhos" - quase como gatos - por isso dificilmente ficam malcheirosos. Mas também são cães travessos; caso haja um jardim em casa ou fiquem soltos, vão eventualmente se sujar. Por questões de saúde, é importante mantê-los limpos, mas nunca em excesso de banhos, que pode acarretar problemas de pele - isso pode acontecer em qualquer raça. Então use o bom senso.

Ainda na Dúvida Sobre o Husky Siberiano?

Entre em contato com o Tunghat's Siberian