Conheça o padrão da raça Husky Siberiano


Padrão do Husky Siberiano Tunghat's Siberians

"O Husky Siberiano é um cão de trabalho, de porte médio, rápido, ágil, fluente e gracioso em ação. Seu corpo, moderadamente compacto, pelagem densa, orelhas eretas e cauda em pincel, revelam sua herança nórdica. Sua movimentação característica é suave e sem esforço aparente. Sua performance original, no arreio de trenó é muito eficiente, transportando cargas leves, a velocidade moderada, atravessa grandes distâncias. As proporções e formas de seu corpo refletem esse equilíbrio básico entre a velocidade, a força e a resistência.


Os machos da raça Husky Siberiano são bem masculinos, mas, nunca grosseiros; as fêmeas, bem femininas, sem fragilidade estrutural. Em condições ideais, com sua musculatura firme e bem desenvolvida, o Husky Siberiano não transporta peso excessivo."


Download do Padrão Oficial CBKC / FCI

Abaixo separamos algumas perguntas mais comuns para quem ainda não conhece bem a raça e quer ter um Husky Siberiano.


Não mais que todos os outros cães - não molossos. O pêlo do Husky Siberiano, com a evolução da raça, é dividido em camadas com texturas e tipos de pêlos com funções diferentes. Essas camadas agem como um casaco térmico de última geração. Que auxilia no controle da temperatura do cão. Então, tanto no frio quanto no calor o husky está preparado para cada situação. É claro, que assim como os melhores isolantes e casacos, há um limite e devemos tomar cuidado com a exposição excessiva, tanto ao calor quanto ao frio.

O Husky Siberiano se adapta bem a qualquer ambiente. Mas é preciso se atentar às característica de cada raça. O Husky é uma raça de temperamento alegre e que foi desenvolvida para puxar trenós! Por isso, mesmo que você tenha um apartamento grande, recomendamos sempre que sejam feitos passeios diários - pelo menos 3 - para ajudar o cão a "dispersar" essa energia, que em um apartamento pode ser difícil de gastar. Além disso, todos os cães precisam ser estimulados de forma física, social e psicológica. A interação com outros ambientes, cães e situações despertam o interesse do cão: são novos odores, interações entre cães, barulhos, etc. Um cão saudável deve ser ativo. 

A resposta certa é: depende. O Husky Siberiano é, por natureza, um cão muito limpo, ou seja, eles mesmos tomam "banhos" - quase como gatos - por isso dificilmente ficam malcheirosos. Mas também são cães travessos; caso haja um jardim em casa ou fiquem soltos, vão eventualmente se sujar. Por questões de saúde, é importante mantê-los limpos, mas nunca em excesso de banhos, que pode acarretar problemas de pele - isso pode acontecer em qualquer raça. Então use o bom senso.

Ainda na Dúvida Sobre o Husky Siberiano?

Entre em contato com o Tunghat's Siberian